Um bate-papo com Nádia Campos


800px-TAVARES-MOSTARDA
Na beira da Lagoa do Peixe, uma revoada de dezenas de trinta réis boreal. Foto: Nádia de Campos Velho

O 1º Concurso Fotográfico WikiParques 2016 acabou em junho, mas sempre é tempo de destacar seus vencedores. Leia ao rápido bate-papo com a bióloga Nádia de Campos Velho, dona do registro selecionado pelo júri como a melhor foto do Concurso. A imagem vencedora foi fotografada no Parque Nacional da Lagoa do Peixe (RS) e captura com maestria o momento de uma revoada de trinta-réis-boreal (Sterna hirundo), ave comum nas costas brasileiras. 

O Blog do WikiParques conversou com Nádia para saber mais sobre fotografia e a foto que lhe deu a vitória. 

WikiParques: O que a levou a se interessar pela fotografia de natureza?

Nádia de Campos Velho: Sempre gostei de fotografar e por ser bióloga e professora com especialização em Zoologia, a fotografia faz parte do meu dia a dia. 

Quais foram as áreas protegidas mais bonitas que você já fotografou?
O Parque Estadual da Ilha do Cardoso, o Parque Estadual de Campos do Jordão, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, o Parque Nacional da Lagoa do Peixe, o Parque Nacional de Aparados da Serra, o Parque Nacional do Iguaçu, o Parque Natural Municipal Augusto Ruschi, o Parque Nacional do Itatiaia e a Estação Ecológica do Taim.

Qual área protegida você gostaria de fotografar mais ainda não teve a oportunidade? O que você fotografaria por lá?

Pergunta dificil, pois o Brasil tem uma diversidade imensa de áreas protegidas e cada uma com sua particularidade. Escolher o que fotografar é questão de momento.

Conte um pouco sobre a foto vencedora do concurso. Onde ela foi tirada? Foi uma foto difícil de fazer?

A foto vencedora sobre a revoada de trinta reis boreal no Parque Nacional da Lagoa do Peixe, foi tirada em Tavares/Mostardas- RS. Sempre tive vontade de conhecer este parque e surgiu a oportunidade numa viagem ao Sul no fim do ano de conhecer um lugar não muito frequentado.Durante a estada em Tavares fui fazer uma passeio na beira da Lagoa do Peixe. A infinidade de aves presentes foi um convite a muitas fotos. Voltando do passeio, fiquei  sabendo do concurso e resolvi enviar a foto pois,  mostrava bem o que significava aquele lugar com uma infinidade das mais variadas especies de aves. Tirar uma boa foto requer uma boa paisagem, uma boa maquina e assim as fotos saem da maneira como gostaríamos. Muitas fotos precisam ser tiradas. 

Alguma dica para amadores que querem fotografar a natureza?

A dica que eu dou é que tirem muitas fotos. Com certeza uma delas vai se destacar.

Post navigation

Anterior

Queixadas são encontrados no Parque Nacional do Iguaçu após 20 anos

O registro surpreende pesquisadores que consideravam o animal desaparecido da região. Projeto de monitoramento de fauna conta com mais de 30 câmeras para flagrar a presença de animais na unidade de conservação.

Mais


Próximo