Moradores locais e funcionários do Parque Estadual da Ilha Grande (RJ) uniram forças ontem, 12/09, em um mutirão de limpeza que recolheu 1.450 quilos de lixo das areias brancas da praia de Lopes Mendes. A ação foi convocada pela Associação de Moradores do Abraão (AMA) e contou com o apoio logístico dos funcionários do INEA (Instituto Estadual do Ambiente), órgão responsável pela gestão do parque. Ao todo, 19 moradores e 4 servidores participaram do mutirão.
Lopes Mendes é considerada uma das mais belas e paradisíacas praias de Ilha Grande. Seus 2.400 metros de extensão são acessíveis apenas por de barco ou trilha – um caminhada de 10 quilômetros – , fato que ajuda a preservar o seu aspecto de remoto de santuário à beira-mar. Inicialmente, a praia não fazia parte da área original do parque, mas foi incluída em 2007, quando ele foi ampliado.
No domingo anterior, a unidade de conservação realizou uma ação de combate ao camping ilegal nas suas praias. Também houve coleta de lixo, em especial na praia de Santo Antônio, onde muitos resíduos são trazidos pela corrente marítima. Uma tartaruga cabeçuda (Caretta caretta) foi encontrada morta e em estado avançado de decomposição. Com uma corda amarrada no pescoço, o animal ameaçado de extinção foi uma provável vítima do lixo e da ação humana.