Na terça-feira (30/09), um incêndio iniciado numa propriedade rural adjacente atingiu a área florestal do Parque Estadual do Desengano (RJ). Os pontos de fogo foram identificados pelo sistema de monitoramento por satélite do INEA na localidade de Mocotó, na Serra das Cinco Pontas, município de Campos dos Goytacazes. O incêndio também foi notificado por moradores locais, que atuam como parceiros e vigias do parque.
O incêndio começou como uma limpeza de área para pasto que saiu de controle. Em dois dias de intenso combate ao fogo, participaram da operação guarda-parques da própria unidade de conservação e da Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba. Houve apoio de uma equipe de bombeiros militares e o emprego de uma aeronave no combate aéreo às chamas. Policiais da 3ª Unidade de Polícia Ambiental do Desengano se deslocaram até o local para identificação e responsabilização criminal do responsável.
Estima-se que o fogo tenha destruído uma área de 8 hectares. Caberá ao proprietário da fazenda a recomposição da área, além do pagamento de multa e responsabilização na ação criminal correspondente. A “cultura do fogo” ainda permanece no interior do estado do Rio de Janeiro, onde queimadas são utilizadas como forma mais barata de limpeza de áreas de pasto. No entanto, elas também diminuem a fertilidade do solo, afetam a saúde dos moradores locais, diminuem a biodiversidade e representam um crime ambiental.
Veja outras imagens da ação