No dia 08 de agosto, foi publicada no Diário oficial da União (DOU) a Portaria Nº 78 que cria a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Juerana Milagrosa (BA), no município de Uruçuca.
A decisão de transformar 93 dos 170 hectares de sua fazenda em área protegida por lei federal, partiu dos proprietários Catarina Menucci e Zsolt Makray. “Nós somos ambientalistas há mais de 40 anos e quando compramos essa fazenda a nossa intenção já era mesmo de preservar a área”, conta Catarina Menucci. Parte do terreno era uma antiga plantação de cacau, que foi convertida em cultivo de cacau orgânico. “O restante era Mata Atlântica primária, um verdadeiro santuário. Essa parte foi transformada em RPPN”, completa.
Para a proprietária, as reservas particulares são uma maneira de “envolver os cidadãos e criar uma consciência maior a respeito da conservação do meio ambiente”. Com a a mais nova unidade, alcança-se o total de 662 reservas particulares federais, que somam com aproximadamente 500 mil hectares de áreas protegidas.