O incêndio que atingiu o Parque Nacional da Serra da Canastra (MG) nas últimas semanas foi controlado na quinta-feira (11/08). A confirmação foi feita após sobrevoo de helicóptero realizado pela manhã da sexta-feira, 12/08. A estimativa é que as chamas na unidade de conservação tenham atingido cerca de 21.500 hectares. Brigadistas da unidade atuaram em parceria com bombeiros militares do governo estadual e voluntários.
Outras unidades
Além da Serra da Canastra, um incêndio de grande porte também atingiu esta semana o Parque Nacional de Itatiaia (RJ). Trinta brigadistas contratados pelo parque e mais 12 outros da APA Serra da Mantiqueira (SP) participaram das ações. Mesmo com o incêndio controlado desde terça-feira (09/08), uma equipe da unidade permanece em regime de vigilância.
No Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO), incêndio numa reserva particular do patrimônio natural, RPPN Cara Preta, ameaçava entrar no parque nacional. Trinta e seis brigadistas do parque atuam para evitar que as chamas surgidas avancem.
Há, ainda, registros de focos de chamas no Parque Nacional da Chapada da Diamantina (BA), no Parque Nacional do Araguaia (TO), nas florestas nacionais do Jamanxim e de Altamira, no Parque Nacional da Serra do Pardo (PA), na Estação Ecológica Terra do Meio (PA) e no Parque Nacional Nascentes do Rio Parnaiba (PI). Todos dispõe de brigadistas que já atuam no combate dos incêndios.
*Com informações da Comunicação ICMBio