A comemoração dos 10 anos da Estação Ecológica da Guanabara (RJ) acontece desde domingo (24), com Exposição de fotos, palestras, lançamento de materiais de divulgação, assinatura de acordos de cooperação e um abraço simbólico à unidade de conservação.
A exposição Tesouros da Baía de Guanabara, promovida em parceria com a ONG Guardiões do Mar, deu início à semana de comemorações. Com imagens e informações da unidade de conservação, pode ser vista até o fim de semana no shopping São Gonçalo.
Nesta terça-feira (26/07), das 14h00 às 18h00, a celebração continuou com o lançamento de materiais de divulgação, assinatura de acordos de cooperação e palestras no auditório do Ministério Público Federal, no Centro do Rio de Janeiro.
Para finalizar as comemorações foi programado um grande ato para o sábado (30/07). Gestores da unidade, pesquisadores, parceiros e moradores da região vão descer o rio Guapi-Macacu em embarcações não-motorizadas até a Esec. Ao meio-dia darão um abraço simbólico na unidade de conservação.
A Estação Ecológica da Guanabara localiza-se no interior da Área de Proteção Ambiental (APA) de Guapi-Mirim. Juntas elas protegem o último recanto intocado de litoral da Baía de Guanabara: o Pantanal Fluminense, uma área que abriga uma rica biodiversidade, com destaque para 245 tipos de aves catalogadas, entre permanentes e migratórias.
*Com informações da Comunicação/ICMBio