No aniversário de 16 anos do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc), dia 18/07, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) lançou o seu novo programa de voluntariado. A partir de agora os voluntários, além de prestarem serviços nas unidades de conservação e centros especializados, poderão atuar nas coordenações regionais nos estados e na sede do ICMBio, em Brasília.
A nova versão do programa de voluntariado contemplará as seguintes linhas temáticas: manejo para conservação; gestão socioambiental; pesquisa e monitoramento; consolidação territorial; uso público e negócios; proteção ambiental; produção e uso sustentável; além dos departamentos administrativos e de comunicação. O programa aproveita, assim, o enorme potencial para o trabalho voluntário. De 2009 até hoje, mais de 5 mil voluntários já passaram pelo Instituto. “A procura é muito grande. O que nós faremos agora é estruturar a atividade e apoiar os gestores para que eles possam recepcionar esse público voluntário”, diz analista ambiental Virgínia Talbot.
Oficializado em maio por meio da Instrução Normativa nº 3, o novo Programa de Voluntariado do ICMBio tem o objetivo de aproximar a sociedade da gestão das áreas protegidas. “Quem conhece, conserva. Nesse sentido, é fundamental ter a sociedade como parceira e o voluntariado possibilita essa aproximação, essa parceria”, segundo Rômulo Mello, presidente o Instituto.
Saiba mais sobre o programa de voluntariado do ICMBio
*Com informações da Comunicação ICMBio