Hoje é aniversário do Parque Estadual do Rio Doce


Lagoa Dom Helvécio. Parque Estadual do Rio Doce. Foto: IEF
Lagoa Dom Helvécio. Parque Estadual do Rio Doce. Foto: IEF

O Parque Estadual do Rio Doce (MG) comemora hoje, dia 14 de julho, 72 anos de existência. A unidade de conservação criada em 1944 é primeira do estado de Minas Gerais e abriga a sua maior área contínua de Mata Atlântica com seus 36.970 hectares, e um sistema lacustre composto por quarenta lagoas.

Em função deste enorme sistema de lagoas, o Parque é reconhecido como Reserva da Biosfera pela Unesco e faz parte da Lista Ramsar de Zonas Úmidas de Importância Internacional, a Lista Ramsar. A a unidade também abriga cerca de mil espécies vegetais típicas do bioma e espécies animais ameaçadas de extinção como a onça-pintada e o mono-carvoeiro.

As celebrações tiveram início no dia 09 e se estenderão até o dia 16, quando serão realizadas Romarias Ecológicas que partem dos municípios abrangidos pela unidade de conservação. Estas romarias homenageiam o esforço do Bispo de Mariana, Dom Helvécio Gomes de Oliveira, para a criação do Parque e o fortalecimento da participação das comunidades na proteção da unidade de conservação. Na década de 1930, preocupado com a grande exploração da Mata Atlântica na região, o religioso registrou no livro de tombos da arquidiocese de Mariana a área do Parque, com o objetivo de preservá-la.

 

 

 

Post navigation

Anterior

Próximo