Jacutingas voltam à Serra da Mantiqueira


Jacuntiga. Foto: Alecsandra Tassoni/ Projeto Jacutinga
Jacuntiga. Foto: Alecsandra Tassoni/ Projeto Jacutinga

O Projeto Jacutinga acaba de soltar nove jacutingas (Aburria jacutinga), espécie ameaçada nativa da Mata Atlântica, na região montanhosa da Serra da Mantiqueira. A iniciativa tem o apoio da Área de Proteção Ambiental (APA) Mananciais do Rio Paraíba do Sul, que abrigou as aves por cerca de três meses em seus recintos de readaptação – período para que estivessem prontas para a vida selvagem.

Vítima da caça e das constantes pressões sobre seu habitat, a jacutinga é considerada criticamente ameaçada de extinção. De acordo com a bióloga e chefe da unidade de conservação, Letícia Brandão, a espécie já foi eliminada de grande parte de sua área de distribuição original, um grande trecho de Mata Atlântica entre a Bahia e o Rio Grande do Sul. “Agora, existem poucos animais nas matas de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul”, lamenta.

As aves devolvidas à natureza serão monitoradas por transmissores conectados a satélites, por biólogos de campo e pela colaboração dos habitantes do local, incentivados à prática da observação de aves. O Projeto Jacutinga, coordenado pela Associação para Conservação das Aves do Brasil (Save Brasil) em parceria com o ICMBio, começou em 2010 após a constatação da alarmante situação de risco sobre o animal.

 

*Com informações da Comunicação ICMBio

 

 

 

Post navigation

Anterior

Próximo