Parque Estadual do Ibitipoca celebra 43 anos


Paredão Santo Antônio. Foto: José Luiz Grazia
Paredão Santo Antônio. Foto: José Luiz Grazia

Considerado em 2013 como o 3º melhor parque da América Latina para se visitar pelo site de viagens TripAdvisior, o Parque Estadual do Ibitipoca (MG) completou 43 anos nesta segunda-feira (04/07). A data foi celebrada com a realização de uma missa na qual  participaram servidores e moradores do entorno.

A unidade de conservação criada em 1973 se estende por 1.488 hectares do alto da Serra do Ibitipoca, uma extensão da Serra da Mantiqueira.  Seu território abriga espécies da fauna ameaçadas de extinção, como a onça-parda, o lobo-guará e o guigó. E também  espécies da flora como orquídeas, bromélias, candeias, líquens e samambaias.

Seu nome, Ibitipoca , deriva do tupi-guarani e significa “serra que estoura” ou “serra estourada”, por conta da grande ocorrência de descargas elétricas (raios) ou à grande quantidade de grutas.

Entre os atrativos do Parque estão as cachoeiras dos Macacos, Cachoeirinha e a Janela do Céu. Há também numerosas grutas: dos Coelhos, das Bromélias e dos Três Arcos são algumas delas. Os visitantes poderão ainda apreciar mirantes, praias, piscinas naturais e picos como o da Lombada, também conhecido como Ibitipoca, com 1.784 metros de altitude.  

*Com Informações do IEF

 

 

 

Post navigation

Anterior

Próximo