Após um cancelamento devido às fortes chuvas, o lançamento do Guia de Trilhas do Parque Estadual da Serra da Tiririca (RJ) aconteceu na última terça-feira (14/06). A publicação do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) traz informações sobre 15 trilhas situadas na unidade de conservação e no seu entorno, como o nível de dificuldade, localização e trajeto, além de um breve histórico sobre o Parque.
“O Guia de Trilhas permitirá ao visitante explorar muitas das belezas naturais do nosso parque. Estamos investindo na melhoria dos nossos parques”, afirmou o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Inea, Paulo Schiavo.
O Guia traz trilhas de destaque no parque. A trilha do Alto Morão, com nível de dificuldade moderado, tem um trajeto de aproximadamente três quilômetros que leva ao Morro do Alto Morão, o ponto mais alto (450 metros de altitude) da unidade de conservação. Outro destaque é a trilha das Andorinhas. Com nível de dificuldade leve, o trecho de 800 metros, passa por uma comunidade de pescadores tradicionais e por dois mirantes: um voltado para a Praia de Itaipu e o outro para a Praia de Itacoatiara.
O Guia de Trilhas do Parque Estadual da Serra da Tiririca também está disponível para download no site do Inea.
*Com informações do Inea