Na última semana, um grupo de 60 jovens da região do Médio Juruá, no interior do Amazonas, lançou uma série de materiais educativos relacionados a educação ambiental, liderança e protagonismo juvenil. Este lançamento marcou o encerramento do projeto Intercambiando, que surgiu como um meio de incluir a juventude na gestão da Reserva Extrativista (Resex) do Médio Juruá.
“Os jovens estavam excluídos dos processos participativos da Resex. Nós víamos muito potencial neles, mas não sabíamos como utilizá-lo. Então o Intercambiando veio para dar essa educação profissionalizante, mostrar a esses jovens que existem outras pessoas, em outras partes do Brasil, que também lutam pela conservação, militam em movimentos sociais e buscam melhorar suas realidades locais”, disse Rosi Batista, gestora da Resex.
Ao longo dos últimos doze meses, jovens ribeirinhos participaram de intercâmbios, onde poderiam conhecer outras realidades e ter contato com estratégias que pudessem aplicar em suas comunidades como o ecoturismo de base comunitária, a gestão ambiental compartilhada, o associativismo, iniciativas de educação ambiental, cooperativismo e gestão.
Os produtos lançados no encontro foram uma história em quadrinhos, um guia de bolso, um caderno do Educador Jovem, um jogo da memória e um quebra-cabeça. O Intercambiando foi uma realização do WWF-Brasil, Instituto Coca-Cola e ICMBio.
Em breve, todo o material estará disponível para download gratuito em: wwf.org.br/publicacoes.
*Com informações da WWF-Brasil