Proposta busca criação de unidades de conservação em Fortaleza


O projeto foi apresentado pelo secretário de Meio Ambiente e presidente do Coema, Artur Bruno (centro). Foto: Semace
O projeto foi apresentado pelo secretário de Meio Ambiente e presidente do Coema, Artur Bruno (centro). Foto: Semace

O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) do Ceará se reuniu extraordinariamente na quinta-feira (09/06) para conhecer o projeto do Governo Estadual que propõe a criação de unidades de conservação no município de Cocó, em Fortaleza. As quatro UCs propostas protegerão e preservarão os ecossistemas que margeiam e integram a região do Rio Cocó.

As novas unidades ocupam uma área de 1.373 hectares: o Parque Estadual do Cocó, com 1.056,22 hectares (ha); e as Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) Dunas da Cidade 2000 (12,68 ha), Dunas do Cocó (146,63 ha) e do Rio Cocó (158,11 há). A ideia é consolidar em Fortaleza um mosaico de UCs que reúne as unidades do projeto e outras quatro já existentes ali: o Parque Adail Barreto, Parque Natural da Dunas da Sabiaguaba, Arie das Dunas do Cocó e APA da Sabiaguaba — uma área com 2.904 hectares protegidos. 

Moradores e líderes comunitários da Sabiaguaba também compareceram à reunião. A proposta do Governo Estadual envolveria a retirada de todas as edificações existentes na área do Parque do Cocó, a maior das novas unidades. Afim de permanecer onde se encontra, o grupo sugere transformar o trecho no qual estão inseridos em uma unidade de conservação de uso sustentável. Embora a questão não sido resolvida na reunião, o Governo se comprometeu a continuar o diálogo em busca da melhor solução para os dois lados.

*Com informações do Semace

 

 

Post navigation

Anterior

Próximo