Parques afora: Reserva Biológica Huilo Huilo


Vista panorâmica do Rio Fuy, no interior da Reserva Biológica Huilo-Huilo. Foto: Wikimedia Commons
Vista panorâmica do Rio Fuy, no interior da Reserva Biológica Huilo-Huilo. Foto: Wikimedia Commons

A Reserva Biológica Huilo Huilo está localizada no coração da selva da Patagônia do Chile, a 860 km distância da sua capital, Santiago. Com mais de 100 mil hectares, abrange diversos ecossistemas, com uma riqueza de espécies nativas animais e vegetais. Quem visita a área protegida também pode aprender mais sobre um dos principais grupos indígenas do país e sua cultura, numa das poucas florestas de clima temperado que ainda restam no mundo.

A extensa floresta proporciona contato com mais de 95 espécies de aves, 328 tipos de flores e 12 espécies de mamíferos. Com opções variadas de trilhas, a região abriga diversos mirantes, cachoeiras, lagos, além da subida ao topo do vulcão Mocho Choshuenco, que fica dentro da Reserva. 

Huilo Huilo se destaca também pela sua peculiaridade arquitetônica. Todas as edificações, construções e atividades de Huilo Huilo foram pensadas para estar em harmonia com a natureza e passar ao visitante o misticismo que envolve sua história. As opções de hospedagens vão desde hotéis de luxo até campings, todos com um diferencial arquitetônico que busca integrar a natureza local ao conforto. Além de atividades de esportes radicais, como tirolesa e rafting, a reserva ainda conta com o Bosque Nevado, um centro de neve ideal para iniciantes nos esportes de inverno.

A reserva está repleta de atividades. As chamadas rotas culturais contam mais sobre a fauna e a flora locais e sobre os projetos desenvolvidos pela Reserva, como a Fundação Huilo Huilo. Um dos seus passeios mais emblemáticos é o “Sendero de Los Espíritus” (Caminho dos Espíritos), uma rota dentro do bosque patagônico na qual os visitantes podem admirar esculturas de madeira que representam a visão espiritual e cultural dos mapuche, população indígena originária da região que ainda vive em grandes comunidades ao redor da reserva. Outro lugar importante é o “Museo de los Volcanes” (Museu dos Vulcões), dedicado aos vulcões chilenos, para quem quer aprender mais sobre a história natural da região.

Mais informações sobre a Reserva, visitas, atividades e hospedagem pelo site  huilohuilo.com, ou no perfil da reserva no Facebook.

 

Início da trilha "Sendero de los Espíritus". Foto: Divulgação/Huilo Huilo
Início da trilha “Sendero de los Espíritus”. Foto: Divulgação/Huilo Huilo
Uma das imagens que fazem parte do "Senderero de Los Esípiritus". Foto:Divulgação/Huilo Huilo
Uma das imagens que fazem parte do “Senderero de Los Esípiritus”. Foto:Divulgação/Huilo Huilo
Fundação Huilo Huilo, que desenvolve projetos sociais com a comunidade local. Foto: Divulgação/Huilo Huilo
Fundação Huilo Huilo, que desenvolve projetos sociais com a comunidade local. Foto: Divulgação/Huilo Huilo

 

 

 

Post navigation

Anterior

Próximo