Considerada uma das mais importantes áreas de conservação do mundo, o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (SP) completa hoje 58 anos de existência. Criada em 19 de maio de 1958 através do Decreto nº 32.283, a unidade de conservação preserva uma densa e exuberante vegetação da Mata Atlântica e centenas de cavernas, possibilitando a formação de um refúgio para a defesa do remanescente da fauna e da flora na região.
Com uma área de um pouco mais de 35.772,5 hectares, o Parque guarda em seu interior 400 cavernas (12 destas abertas a visitação), dezenas de cachoeiras, trilhas, sítios arqueológicos, paleontológicos, além de comunidades tradicionais e quilombolas. No seu território também vivem animais como a onça-pintada, o macaco monocarvoeiro, o socó boi escuro, o gavião-de-penacho e espécies da flora tais como bromélias e orquídeas.
A vegetação altamente preservada, quase sem intervenção humana, com árvores de 25 a 30 metros de altura, lhe garantiu o título de Sítio do Patrimônio Natural da Humanidade pela ONU.
Com tantos atrativos e belezas, ao longo desses 58 anos, o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira se tornou um dos locais mais procurados para a prática de esportes (rapel, cascading, ciclismo, entre outros), para pesquisas, educação ambiental, fotografia e observação da natureza. Parabéns!
Serviço
Visitação: O Parque está aberto para visitação de terça a domingo das 08h00 às 17h00.
Ingresso: O preço do ingresso é R$ 13,00, sendo que crianças de até 12 anos, adultos com mais de 60 anos e com deficiência também não pagam. Estudantes pagam meia entrada, mediante apresentação de documento.
Endereço: Av. Isidoro Alpheu Santiago, 364 – Fepasa – Apiaí/SP – CEP 18320-000.
Telefone: (15) 3552-1875