Nem só de trilheiros é feita a Transcarioca, a primeira trilha de longo percurso do Rio de Janeiro. O evento Rio nas Montanhas – 29ª Abertura da Temporada de Montanhismo (ATM) concedeu o prêmio Mosquetão de Ouro 2016 – um “Oscar” entre os montanhistas e escaladores brasileiros – ao Movimento da Trilha Transcarioca, na categoria “Montanhismo e Ação Local”.
O coordenador geral da Trilha Transcarioca, Horácio Ernesto Ragucci, comentou a conquista: “Com a Trilha Transcarioca estamos criando um novo atrativo turístico e montanhístico para o Rio de Janeiro, graças ao esforço de um grande número de pessoas, muitas delas montanhistas. Então a comunidade montanhística do Rio, aliás, do Brasil, reconheceu, com muita propriedade, este esforço que a gente está fazendo”.
A premiação, realizada sábado (30/04) à noite, contemplou outras cinco categorias: Montanhismo, Escalada, Escalada Esportiva, Montanhismo e Sociedade, e Vida na Montanha. Os outros ganhadores da noite foram, respectivamente, o montanhista Murilo Gimenes Lessa; o grupo de escaladores Edemilson Padilha, Valdesir Machado e Élcio Muliki; o escalador Felipe Camargo; o ambientalista André Ilha; e o veterano das montanhas Francesco Berardi.
O evento é promovido anualmente pela FEMERJ – Federação de Esportes de Montanha do Estado do Rio de Janeiro. Ocorrido nos dias 30 de abril e 1 de maio, na praça General Tibúrcio, na Urca. marcou o início da temporada mais propícia para a prática do montanhismo e da escalada. Ao longo do final de semana foram realizadas palestras, oficinas, workshops e até sessões de cinema.
Veja abaixo mais imagens da noite de prêmios