Canionismo é autorizado no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros


Canionismo no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Foto: Ion David
Canionismo no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Foto: Ion David

Excelente notícia para amantes de aventura: a prática do canionismo foi autorizada no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO) através da Portaria nº 24/2016, publicada no Diário Oficial da União da última sexta-feira (15/04). A atividade incluída no Plano de Manejo da unidade desde 2004, enfim, torna-se realidade.

O canionismo (ou canyoning) é um esporte que consiste na exploração progressiva de um rio, onde o praticante transpõe obstáculos verticais e anfíbios, através de diversas técnicas e equipamentos como de rapel, salto, tirolesa e natação. Em meio a cachoeiras, corredeiras e poços, a atividade coloca o praticante em contato direto com a natureza.

O trecho autorizado para a realização da atividade será entre o atrativo Corredeiras e a parte de baixo da Cachoeira do Garimpão (Salto do Rio Preto – 80M). Serão 6 rapeis sendo o mais alto com 45 metros de altura.

Qualquer operadora de canionismo poderá se cadastrar junto ao Parque para desenvolver a atividade no interior da unidade de conservação. Haverá um processo de credenciamento, onde os interessados em operar a atividade deverão atender aos critérios estabelecidos na Portaria 24/2016.

A expectativa é que a atividade comece a ser operada no segundo semestre deste ano.

 

 

 

Post navigation

Anterior

Próximo