Trilhas de Nova Lima (MG) se tornam patrimônio


Serra do Rola Moça em Nova Lima. Foto: Vanessa Nazareth
Serra do Rola Moça em Nova Lima. Foto: Vanessa Nazareth

Amanhã, dia 19/03, ciclistas e ambientalistas mineiros se reunirão com representantes da Prefeitura de Nova Lima (MG) para o lançamento do Projeto Trilhas: 300 km de trilhas espalhadas por áreas verdes do município tombadas para a preservação de serras e dos bens naturais da região. A comemoração desta uma conquista de associações e frequentadores desses espaços começa às 09h00, no bairro Honório Bicalho.

O decreto de tombamento (Decreto nº 6.773) abrange, ao todo, trilhas de oito diferentes áreas da cidade: Jambreiro, Miguelão, Honório Bicalho, Alphaville, Perdidas, serra da Calçada, Macacos e Rola Moça (próximo ao Parque Estadual da Serra do Rola Moça). Localizadas em áreas de transição entre Cerrado e Mata Atlântica, as trilhas passam por grandes matas fechadas e montanhas com formatos únicos, além nascentes e cachoeiras. São diversas as espécies de árvores e plantas, como pau-brasil, copaíba, samambaiuçu e angico-rosa-bicuíba. Nestas áreas também vivem várias espécies de animais, como lobos, onças-pardas, tangarás-dançarinos e saíras-azuis.

O documento prevê a preservação, a organização e o fomento dos mais diversos usos das trilhas. Ele inclui identificação, mapeamento, manutenção e sinalização das estradas. A fiscalização e a manutenção das áreas, além de ser feita pela prefeitura, também envolve os próprios ciclistas e contará com o apoio da iniciativa privada. De acordo com as associações, o tombamento também irá preservar rotas históricas, que eram utilizadas por escravos na época do Império.

A expectativa da Prefeitura de Nova Lima é incentivar o turismo nas áreas de abrangência do decreto. Para isso, além da sinalização das trilhas, existe a previsão de criar pontos de apoio aos ciclistas e aos caminhantes. “É uma ideia que estamos pensando em conjunto, mas temos que buscar também parcerias para criar isso. O importante, primeiro, foi garantir que essas trilhas não fossem destruídas. Que não se percam no avanço de grandes empresas. E isso nós garantimos com esse tombamento. Agora, é pensar nos próximos passos”, avaliou Christian Wagner, membro da associação Arca Amasserra.

De acordo com Wagner, o fluxo de ciclistas já vem aumentando no últimos anos. “É nítido isso. E agora, com o decreto, acreditamos que essas áreas possam ficar conhecidas e que mais pessoas possam desfrutar das belezas naturais de nossa região. Quem vier vai se impressionar”.

Evento
Quando: O projeto será lançado amanhã, dia 19 de março, às 09h00
Onde: Bairro Honório Bicalho, Nova Lima (MG)
O evento contará com a presença de ciclistas, ambientalistas e representantes da prefeitura.

 

 

 

Post navigation

Anterior

Próximo