Como divulgado em outra nota , o Parque Estadual do Desengano (RJ) esteve aberto durante os cinco dias de Carnaval para receber quem procurou um feriado junto à natureza. A unidade de conservação aproveitou a oportunidade para realizar uma operação de monitoramento e conscientização.
A Operação Especial de Carnaval, terminanda em 10 de fevereiro, visou monitorar os diversos atrativos naturais espalhados pela área do parque e seu entorno, e fornecer aos visitantes orientações sobre conduta consciente. As equipes do Parque e da Unidade de Policía Ambiental (Upam) percorreram mais de 1.500 km dos principais setores do parque: Santa Maria Madalena, Morumbeca dos Marreiros, Sossego do Imbé, Itacolomi e Mocotó.
A ação contou com mais de 25 pessoas, entre guardas-parques, policiais ambientais e os gestores do parque. Segundo Carlos Dário, chefe da unidade, o balanço da operação foi extremamente positivo: “Operações como essa são fundamentais para ordenar a visitação e promover a aproximação entre a administração do parque e o visitante, fazendo-o perceber que o parque pertence a toda a população, é um bem coletivo que deve ser cuidado por todos, para que numa próxima oportunidade o visitante encontre o parque como encontrou na sua chegada: preservado!”.
Veja outras fotos da Operação Carnaval no Parque Estadual do Desengano: