Novidade: Ecocontadores serão instalados nos Parques Estaduais do Rio de Janeiro


parque Estadual dos Três Picos será uma das unidades de conservação fluminenses que receberá os ecocontadores. Foto: Rodrigo Freitas
Parque Estadual dos Três Picos será uma das unidades de conservação fluminenses que receberá os ecocontadores. Foto: Rodrigo Freitas

Quinze parques estaduais do Rio de Janeiro passarão a adotar um sistema automatizado de contagem de visitantes, os “ecocontadores”. O investimento de R$ 475 mil do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) pretende aperfeiçoar a gestão de visitantes nos parques.

Os ecocontadores vão monitorar o fluxo de pessoas nas trilhas e,  para isso, a instalação será feita em pontos estratégicos, onde se deseja medir o aumento ou a diminuição da passagem de visitantes. Produzidos na França, os aparelhos são placas acústicas que, enterradas nas trilhas de forma discreta, funcionam com uma bateria que tem duração de dez anos.

As unidades de conservação que vão receber os 25 ecocontadores adquiridos pelo Inea são: Parque Estadual dos Três Picos, Parque Estadual da Serra da Tiririca, Parque Estadual da Pedra Branca, Parque Estadual do Desengano, Parque Estadual da Ilha Grande, Parque Estadual Cunhambebe, Parque Estadual da Serra da Concórdia, Parque Estadual da Costa do Sol, Parque Estadual da Pedra Selada, Parque Estadual do Mendanha, Parque Estadual da Lagoa do Açú, Área de Proteção Ambiental da Bacia do Rio Macacu, Área de Proteção Ambiental de Macaé de Cima, Floresta Estadual José Zago e a Reserva Ecológica Estadual da Juatinga. Funcionários destas unidades já foram treinados no uso do sistema.

 

 

 

Post navigation

Anterior

Próximo