Floresta Nacional dos Tapajós implementa novas regras de conduta


Lago na Floresta Nacional do Tapajós, com muita vegetação aquática e águas claras. Foto: Renato Silvano
Lago na Floresta Nacional do Tapajós, com muita vegetação aquática e águas claras. Foto: Renato Silvano

Afim de combater más posturas na visitação da Floresta Nacional do Tapajós (PA), a gestão decidiu endurecer as suas regras e restrições. O anúncio foi postado na página de Facebook da Flona pelo chefe da unidade, José Risonei Assis da Silva.

Afim de proteger o  Igarapé do Jamaraquá, entre os dias 16 a 31 de março, será proibida a circulação de veículos de qualquer tipo e de banhistas próximos ao curso d’água. 

A partir de agora, visitantes ao entrar na unidade devem se dirigir às sedes, se identificar, ler o Termo de Conhecimento de Risco e assinar a folha de controle. 

A velocidade permitida para os veículos nas vias de acesso é de 40 km/h e nas comunidades 20km/h.

Visitantes somente poderão utilizar as trilhas autorizadas e devem estar acompanhados de guias comunitários.

Ficam proibidos: a captura, coleta, pesca e transporte de material biológico da unidade, exceto com prévia autorização do órgão gestor; a circulação e estacionamento de veículos próximos às praias e igarapés; acender fogueiras; utilizar som em alto volume; deixar lixo nas praias e igarapés; e montar barracas.

As regras buscam prevenir a degradação ambiental decorrente da permanência de visitantes acima da capacidade de suporte das áreas naturais da unidade de conservação. O gestor da Floresta Nacional salienta ainda que o não cumprimento das recomendações acarretará em sanções legais.

 

 

 

Post navigation

Anterior

Próximo