Parques Nacionais são cada vez mais procurados por turistas


Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. Foto: Everton Viesba
Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. Foto: Everton Viesba

Os Parques Nacionais da Chapada dos Veadeiros, da Chapada dos Guimarães e do Iguaçu têm um bom motivo para comemorar: em 2015, os três registraram recordes de visitação. Turistas brasileiros e estrangeiros, em busca de um contato mais próximo com a natureza, colaboraram para esse feito.

A Chapada dos Veadeiros (GO) recebeu  56.629 visitantes que corresponde a um aumento de 43,5% em relação ao ano anterior. A Chapada dos Guimarães (MT) fechou o ano com um crescimento de 29% em relação a 2014, com um total de 174.855 visitantes. Por fim, o Parque Nacional do Iguaçu (PR) registrou o impressionante total de 1,6 milhão de turistas: assim como, na Chapada do Veadeiros, este foi o maior registro de turistas no Parque Nacional desde 2012.

De acordo com  o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, “o Brasil é um país riquíssimo em recursos naturais, mas é preciso transformar as atrações em produto turístico com infraestrutura básica para os visitantes, como hotéis, serviços, transporte e preço competitivo. Para isso, estamos trabalhando uma proposta para implantar as Áreas Especiais de Interesse Turístico, com regras especiais para flexibilizar os tributos, facilitar os processos de licenciamento ambiental e reduzir a burocracia”.

Atrações como cachoeiras, cavernas, lagoas e trilhas têm sido as responsáveis por atrair tantos turistas para os parques nacionais. Os brasileiros estão em primeiro lugar entre os visitantes, seguidos dos turistas argentinos e paraguaios.

 

 

 

Post navigation

Anterior

Próximo