Aprovada a criação do Parque Estadual do Santinho


Área do Parque Natural Municipal da Lagoa do Jacaré e das Dunas do Santinho. Foto: Drone Floripa
Área do Parque Natural Municipal da Lagoa do Jacaré e das Dunas do Santinho. Foto: Drone Floripa

O ano de 2016 começa com uma boa notícia: na terça-feira, dia 22 de dezembro de 2015, a Câmara dos Vereadores de Florianópolis aprovou a criação do Parque Nacional Municipal da Lagoa do Jacaré das Dunas do Santinho, através do Projeto de Lei nº 16.303/2015.

Aprovado por unanimidade, o Parque do Santinho passa a ser a única Unidade de Conservação constituída pelo município de Florianópolis em uma década e é a primeira já criada de acordo com o rito do Sistema Nacional de Unidade de Conservação (SNUC). O próximo passo será a implantação do Parque, que é precedida pela elaboração do plano de manejo e a constituição de um conselho gestor.

A história do Parque do Santinho começou há cerca de 15 anos com o Movimento Ilha Ativa, que lutava pela preservação das dunas do Santinho e Ingleses. Uma década mais tarde, foi proposto um primeiro projeto de lei para proteger a área, mas este foi arquivado em 2011. Desde 2014, a comunidade local voltou a pressionar as autoridades para a constituição de uma UC na área, intensamente impactada pelo uso desregrado de veículos automotores, lixo, especulação imobiliária, entre outros. Após três Audiências Públicas, o parque foi finalmente aprovado.

Embora algumas áreas importantes à conservação da área tenham sido deixadas fora dos limites do parque, a aprovação é considerada fundamental na tentativa de ordenar e conservar a biodiversidade e a cultura local das Dunas do Santinho.

 

*Com informações da Aprender Entidade Ecológica

 

 

 

Post navigation

Anterior

Próximo