Ilhéus ganha uma unidade de conservação


Parque Ponta da Tulha. Foto: Fábio Coppola
Parque Ponta da Tulha. Foto: Fábio Coppola

Na quarta-feira, 23/12, o Diário Oficial do Estado da Bahia publicou o decreto que cria o Parque Estadual Ponta da Tulha. Localizado no município de Ilhéus, na região sul do estado, a unidade de conservação será administrada pelo Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

Com uma área de quase 30 mil hectares, o Parque Estadual objetiva a proteção dos ecossistemas naturais da Mata Atlântica locais, das espécies da fauna e da flora ameaçada de extinção ali residentes, além de propiciar o desenvolvimento de atividades de turismo ecológico, de educação ambiental e de integração com a região, bem como o fomento de pesquisas científicas e o monitoramento ambiental.

Os pesquisadores identificaram diversas espécies de insetos, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Entre as espécies encontradas na área, destacam-se o macaco-prego do peito amarelo (Cebus xanthosternos), considerada criticamente ameaçada de extinção, o mico-estrela (Callithryx kuhlii) também ameaçada, ouriço-preto (Chaetomys subspinosus), a onça-parda (Puma concolor), o mico-leão-dourado (Leonthopithecus chrysomelas), o sauá (Callicebus melanochir) e a preguiça-de-coleira (Bradypus torquatus), dentre outras.

 

 

 

Post navigation

Anterior

Próximo