Em comemoração aos seus 30 anos de existência, a Fundação SOS Mata Atlântica lançou nesta terça-feira (02) um edital para incentivar a criação e a implementação de Unidades de Conservação (UCs) municipais. O prêmio com valor de R$ 1 milhão objetiva estimular os municípios a fortalecer a gestão ambiental de seus territórios, investindo no planejamento e na execução de medidas que assegurem proteção e uso sustentável do ambiente natural.
A criação de UCs municipais favorece a proteção da paisagem natural, a promoção de atividades de lazer, recreação, ecoturismo e edução ambiental e permitem a realização de atividades de pesquisa e ampliação do conhecimento científico, a proteção de recursos hídricos para o abastecimento das cidades como bacias e mananciais. “Esta agenda é uma nova prioridade institucional e, com o edital, queremos colaborar com o fortalecimento desse importante mecanismo de conservação da biodiversidade local na Mata Atlântica”, afirma Marcia Hirota, diretora-executiva da Fundação SOS Mata Atlântica.
A processo de seleção se dará em duas fases: a primeira conta com o envio de cartas-consultas até o dia 15 de fevereiro de 2016 e a comunicação de quais propostas foram aprovadas até o dia 05 de março de 2016. Após isso, as propostas completas poderão ser encaminhadas até o dia 15 de abril de 2016.
As propostas terão quatro linhas de apoio, que são específicas para UCs reconhecidas no âmbito municipal. Veja abaixo:
Os interessados em participar do processo de seleção podem acessar o edital neste link.