“Aves do Brasil”, um guia para rica biodiversidade do país


24112015-aves-do-brasil
Capa do livro “Aves do Brasil: Mata Atlântica do Sudeste”. Imagem: WCS/Divulgação

Nesta segunda-feira (23/11), a Livraria Cultura em São Paulo foi palco do lançamento do guia Aves do Brasil: Mata Atlântica do Sudeste. A publicação, que objetiva ampliar o conhecimento sobre as aves brasileiras e incentivar a observação delas em ambientes naturais,  é o resultado de uma parceria entre a Wildlife Conservation Society (WCS), a Editora Horizonte e a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.

O segundo volume de uma série que aborda as aves de todos os biomas brasileiros, a publicação foca nas espécies encontradas na Mata Atlântica dos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia. Com linguagem simples e muitas ilustrações, o livro possui informações diversas como mapas de distribuição, épocas e altitudes de ocorrência, características físicas, dicas para diferenciação de espécies semelhantes, bem como destaca os diferentes ambientes do bioma e os desafios para a sua conservação.

Dentre as espécies apresentadas no livro estão as saíras sete-cores (Tangara seledon), que podem ser avistadas no Parque Nacional de Saint-Hilaire Lange e de-lenço (Tangara cyanocephala), encontradas no Parque Estadual do Rio Doce. Outro destaque é gavião-real (Harpia harpyja), maior ave de rapina do Brasil, que encontra proteção no Parque Nacional da Serra da Bocaina. Exclusivas da Mata Atlântica, também são retratadas três espécies de papagaio: peito-roxo (Amazona vinacea) no Parque Nacional do Caparaó, cara-roxa (Amazona brasiliensis) no Parque Nacional da Serra dos Órgãos e chauá (Amazona rhodocorytha), presente no Parque Nacional Pau Brasil (BA).

Com formato compacto, o guia traz ilustrações de renomados artistas especializados em aves, como Guy Tudor, que também é um dos autores da obra. Os textos são de Robert S. Ridgely, John Gwynne e Martha Argel. “Queremos mostrar como é fácil observar aves e que isso pode ser feito em qualquer lugar. Essa atividade pode ser a porta de entrada para as pessoas começarem a apreciar a natureza nas cidades. Assim, teremos mais pessoas tomando atitudes em prol do meio ambiente”, afirma Martha Argel.

O guia Aves do Brasil: Mata Atlântica do Sudeste tem 432 páginas e seu formato permite o eficiente o uso em campo. O preço de venda sugerido é de R$ 69,00 e está disponível para aquisição no site www.edhorizonte.com.br ou nas principais livrarias do Brasil. Aproveite!

Canário-da-terra - acima: macho, abaixo: fêmea. Imagem:WCS/Divulgação

Saíra sete cores. Imagem: WCS/Divulgação

Tiê-sangue. Imagem: WCS/Divulgação

Harpia. Imagem: WCS/Divulgação




 

 

 

 

Post navigation

Anterior

Próximo