O Pantanal nas lentes de Adriano Gambarini


Cartaz do evento
Cartaz do evento

“Pantanal: natureza, conservação e cultura” é o tema da exposição gratuita que acontece entre os dias 11 a 25 de novembro, no Museu das Culturas Dom Bosco, no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande (MS). a exposição traz 20 fotografias de Adriano Gambarini – fotógrafo da revista National Geographic Brasil e jurado do Concurso WikiParques 2015 -, que mostram o Pantanal em sua rica biodiversidade, fauna e pecuária, a principal atividade econômica da região, desenvolvida com base em critérios sustentáveis.

Organizada pelo WWF-Brasil em homenagem ao Dia do Pantanal, comemorado no dia 12 de novembro, a exposição tem o papel de mostrar para a população a importância do bioma e da conservação da biodiversidade. O Pantanal é a maior área úmida continental do planeta e berço de rica biodiversidade, tendo sido decretado Patrimônio Nacional pela Constituição de 1998 e Patrimônio da Humanidade e Reserva da Biosfera pelas Nações Unidas em 2000.

A relação de Adriano Gambarini com o Pantanal começou em 1989 quando viajou no lendário Trem do Pantanal. Para ele, o desafio maior é imprimir a real beleza do Pantanal em um clique. “Fiz uma seleção baseada na simplicidade que existe no Pantanal. Longe de querer mostrar o inédito, o inusitado. É o dia a dia que começa num nascer do sol intenso, a rotina dos pantaneiros, a busca pela sobrevivência alimentar dos animais, o voo sereno das aves e a tranquilidade de uma onça-pintada. Eu quero que as pessoas tenham a sensação de estar num lugar simples, e por conta disto, de uma beleza única”, afirma o fotógrafo que encara seu trabalho como um degrau para a conscientização sobre a necessidade urgente de conservar o meio ambiente.

Serviço

Exposição: “Pantanal: natureza, conservação e cultura”
Data: 11 a 25 de novembro
Local: Museu das Culturas Dom Bosco – Parque das Nações Indígenas (Av. Afonso Pena, 7000), em Campo Grande (MS)

 

 

 

Post navigation

Anterior

Próximo