O Parque Estadual da Serra do Mar (SP) é a estrela do novo documentário da produtora Tico Tico Films, do fotógrafo Rafael Guadalupe. Lançado em DVD nesta sexta-feira (20), o documentário de 60 minutos foca na história natural e paisagens do Parque, considerado como a maior reserva de Mata Atlântica do planeta. O filme também mostra o trabalho de pesquisa de biólogos e botânicos na unidade e registra espécies endêmicas nunca antes capturadas em vídeo.
A produção do documentário começou em 2014, quando Rafael passou a visitar com mais frequência a unidade de conservação. O fotografo percebeu que apesar da importância do Parque para conservação da Mata Atlântica e de suas belezas naturais, ele era pouco conhecido. A partir daí nasceu a ideia do documentário, realizado com fundos da Lei de Incentivo Cultural do Estado de São Paulo e patrocínio da empresa Solvay Indupa.
Foram cerca de dois anos de trabalho e mais de 50 expedições ao parque estadual que renderam registros inéditos e momentos marcantes, dos quais se destacam:
- O trabalho da bióloga Thais Condez, que descobriu duas novas espécies de sapo do gênero Brachycephalus (também conhecidos como “Pingo de Ouro”) no ano de 2014 no Parque Estadual. O filme conseguiu registrar uma de suas descobertas, o sapo Brachycephalus Crispus e também o Brachycephalus Pitanga descoberto no ano de 2009;
- A cena de uma perereca ameaçada de extinção sendo parasitada por uma mosca, nunca antes registradas;
- Imagens da “Maria Leque do Sudeste”. Um símbolo da Mata Atlântica, a ave nunca foi filmada profissionalmente na natureza;
O DVD pode ser adquirido no site da Tico Tico Films (www.ticoticofilms.com.br).
Assista ao trailer
Mais imagens do documentário