O Parque Nacional da Lagoa do Peixe (RS) em parceria com o SEBRAE e com o apoio da Prefeitura Municipal de Tavares promovem o XII Festival Brasileiro das Aves Migratórias que acontecerá nos dias 13 e 14 de novembro.
O objetivo do evento é incentivar a observação e a conservação de aves na região do Parque, considerado um dos maiores refúgios de aves migratórias da América do Sul. Também busca promover e divulgar um dos principais pontos de pouso de aves migratórias no Brasil, além de divulgar as técnicas de observação para interessados na conservação de aves.
O principal atrativo do Parque Nacional da Lagoa do Peixe são as aves migratórias que chegam do Canadá, EUA, Chile e Argentina em grandes bandos, em busca de abrigo e alimentação. Já foram registradas mais de 270 espécies de aves, entre elas diversas espécies de maçaricos, talhamar, cisne-de-pescoço-preto, cisne-branco e a sua espécie bandeira: o flamingo.
Este ano, o Festival será realizado de forma voluntária por seus palestrantes e colaboradores. Devido a cortes de gastos e contenção de recursos, não serão realizados minicursos ou exposições, como nas edições anteriores. No entanto, o foco principal, a observação de aves, permanece.
O Festival é aberto ao público em geral e não tem limites de participantes. As palestras e a visitação no Parque são gratuitas.
Para mais informações basta acessar os seguintes sites:
http://festiavesmigratorias.blogspot.com.br
http://parnalagoadopeixe.blogspot.com.br
https://www.facebook.com/parnalagoadopeixe
Ou entre em contato pelo e-mail [email protected] e pelos telefones (51) 3673 2435 (PARNA Lagoa do Peixe) e (51) 3674 1054 (Secretaria de Turismo de Tavares).
Veja a programação completa do Festival:
Programação – XII Festival Brasileiro das Aves Migratórias 13/11 – Sexta-feira 09hs às 11h30 – Recepção aos visitantes e informações turistas na Praça Central – Secretária Municipal de Turismo 08h30 às 17h30 – Atividades de Educação Ambiental com Professores e Alunos da Rede Municipal e Estadual do Município de Tavares – Tema: Oficina “Serviços Ecossistêmicos do PNLP” – Biólogo Jackson Müller, Mestre em Biologia Bioquímica, Doutorando do Curso de Ecologia e Manejo da Vida Silvestre – Laboratório de Ecologia de Ecossistemas Aquáticos – UNISINOS 13h30às 18h – Saída de campo – “Observação de Aves no Parque Nacional da Lagoa do Peixe / PNLP” Saída: Praça Central de Tavares, frente à Secretaria Municipal de Turismo 17h – Chimarreada na Praça 17h45 – Apresentações Artísticas e Culturais ABERTURA XII FEBAM E PALESTRAS 18h30 – Abertura Oficial do XII Festival Brasileiro das Aves Migratórias 19h30 – “Birding in Brasil – Perspectivas Nacionais e Internacionais” – Guto Carvalho / Coordenador AVISTAR BRASIL – SP 20h15 – “O INEA DO RIO DE JANEIRO DE ASAS ABERTAS PARA OBSERVAÇÃO DE AVES EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO ESTADUAIS” – Luana Bianquini / INEA – RJ 21h – “REVELANDO A MATA ATLÂNTICA” – Gustavo Pedro de Paula – Diretor de Relações Públicas da Associação de Fotógrafos de Natureza-AFNATURA, coordenador na Câmara Técnica de Unidades de Conservação do Consemac/RJ 21h45 – Apresentações Artísticas e Culturais
14/11 – Sábado 8h30 às 12h – Saída de Campo – “Observação de Aves no entorno do Parque Nacional da Lagoa do Peixe/PNLP” – Propriedade do Neri localidade Capão Comprido 13h30 as 18h – Saída de campo – “Observação de Aves no Parque Nacional da Lagoa do Peixe / PNLP” 17h – Chimarreada na Praça 17h45 – Apresentações Artísticas e Culturais PALESTRAS DO XII FEBAM 19h – Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul 19h45 – “Festival de Aves de Paraty/RJ – Qual o seu papel no desenvolvimento de atividades de conscientização e educação ambiental?”– Sylvia – ONG Cairuçu 20h15 – “SAFARINHANDO PELA ÁFRICA DO SUL” – Luana Bianchini 20h45 – “Encontros e Exemplos – PASSARINHANDO POR AÍ III ! “Um Milhão de Observadores” – Guto Carvalho e Convidados Especiais 21h30 – Encerramento do Festival 22h – Apresentações Artísticas e Culturais
|