O incêndio que assolou a região do Parque Nacional Serra do Cipó (MG) e o APA Morro da Pedreira desde o dia 17/10 terminou no dia 23/10. A ação de combate ao incêndio contou com duas frentes: uma na Portaria Areias e outra no Ponto de Apoio dos Currais, em Serra dos Alves.
Ao todo, a equipe de combate contou com 120 membros: 35 brigadistas do ICMBio, 25 do Parque Nacional da Serra do Cipó, 10 do Parque Nacional do Caparaó, 5 do Parque Estadual do Limoeiro e cerca de 45 voluntários. Estes atuaram diretamente nas frentes de fogo e em atividades de apoio logístico, como distribuição de alimentos, doações, água, equipamentos de proteção individual (EPI’s) e funções adminstrativas.
As operações tiveram o apoio de três aviões Air tractor da SEMAD – Força Tarefa PREVINCÊNDIO, que lançaram água sobre o fogo e identificaram focos de incêndio.Também foram auxiliados por um helicóptero do Comando Aéreo da “Polícia Militar” que realizou transporte dos brigadistas e da equipe de apoio às áreas afetadas.
Com os focos de incêndio localizados, nos dois dias seguintes (21 e 22/10), os brigadistas conseguiram extinguir quatro pontos no interior do Parque e fora dele, nos limites da APA.
Na madrugada do dia 22 para o dia 23, a boa notícia: a chuva colaborou para acabar definitivamente com as chamas.
Entretanto, como medida de preservação do público, o Parque Nacional da Serra do Cipó continua fechado á visitação para monitoramento de novos incidentes.