Após anos de experimentações com técnica cinematográfica de timelapse, o documentarista e fotógrafo paulista Gustavo Massola criou o projeto Imersões Noturnas: uma série de vídeos que utilizam a técnica para apresentar as belezas naturais de Parques brasileiros durante à noite.
Em suas viagens, muitas vezes solitárias, Gustavo busca registrar estes ambientes naturais para captar o “espirito” de cada um. Através de sua estética imersiva e linha narrativa, os vídeos esperam que o espectador pare e sinta algo. A escolha do período noturno se dá porque, nas palavras do fotógrafo, “a noite favorece a captura de um material esteticamente mais etéreo, que beira o surreal carregando assim um grande poder no sentido de transmitir sensações”.
Sensibilizar é o objetivo do projeto, que é fruto dos esforços solitários e muita paixão de seu criador. Com Imersões Nooturnas, ele quer estimular uma tomada de consciência mais profunda sobre a riqueza natural que há no Brasil e a urgência em preservá-la, em um público cuja rotina está atrelada aos grandes centros urbanos.
Assista abaixo aos três belíssimos volumes do projeto, que percorreu os Parques Estaduais do Ibitipoca (MG), de Terra Ronca (GO) e Aiuruoca (MG). No site (www.imersoesnoturnas.com), além dos videos há também diário de bordo das viagens e seção de fotos.