No próximo domingo, dia 24 de outubro, acontecerá o 2º Grande Mutirão de Sinalização da Trilha Transcarioca. Os 21 trechos integrantes deste mutirão de voluntários atravessam unidades de conservação federais, estaduais e municipais da cidade do Rio de Janeiro e compõem a maior trilha urbana do Brasil.
Durante esta semana, vamos apresentar um pouco destas unidades.
O Parque Natural da Paisagem Carioca localiza-se entre os mais famosos pontos turísticos do Rio de Janeiro e do Brasil: a Praia de Copacabana e o Pão de Açúcar. Fruto de um reflorestamento feito em parceria entre a Prefeitura, o Exército Brasileiro, a sociedade civil e a iniciativa privada, abriga sítios históricos militares e espécies ameaçadas de extinção.
Criado pelo Decreto Municipal n.º 37.231 de 05 de junho de 2013, o parque reúne as áreas de proteção ambiental dos morros do Leme, Babilônia e São João com o Parque Estadual da Chacrinha. A área de 160 hectares acolhe diversas espécies nativas de árvores como pau-brasil, ipê, jequitibá, angico, sapucaia, cedro e palmeiras. Todas plantadas com a ajuda dos moradores da região. Além da extensão reflorestada, o parque ainda conta com áreas originais de Mata Atlântica.
O Parque é acessível por três pontos: pelo Forte do Leme, pelo Morro da Babilônia ou pelo Parque da Chacrinha. A Trilha Transcarioca atravessa os morros São João, da Babilônia e do Urubu, dando acesso à ruínas históricas, mirantes com vistas estonteantes e a comunidade pacificadas, onde o visitante encontrará diversas opções de alimentação e hospedagem, além da recepção calorosa da população local.