No próximo domingo, dia 24 de outubro, acontecerá o 2º Grande Mutirão de Sinalização da Trilha Transcarioca. Os 21 trechos integrantes deste mutirão de voluntários atravessam unidades de conservação federais, estaduais e municipais da cidade do Rio de Janeiro e compõem a maior trilha urbana do Brasil.
Durante esta semana, vamos apresentar um pouco destas unidades.
O Parque Natural Municipal da Catacumba situa-se às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas, no bairro da Lagoa, um dos locais mais bonitos e frequentados da cidade. Com quase 27 hectares, o parque possui uma grande diversidade de árvores, plantas e flores.
O Parque, criado por meio do Decreto Municipal nº 1.967, de 19/01/79, está em uma área de uma antiga favela que ocupava as encostas íngremes do Morro da Catacumba e foi reflorestada na década de 70.
A parte baixa do Parque é um verdadeiro museu a céu aberto e um lugar perfeito para caminhadas e piqueniques. Através de caminhos pavimentados e pequenas praças, o visitante pode apreciar belas esculturas. Já na parte alta, a mata mais densa toma conta do lugar. Aqui, os visitantes podem praticar atividades de lazer oferecidas por uma empresa particular que atua no parque, que incluem arvorismo e esportes radicais como rapel, tirolesa e muro de escalada.
A Trilha Transcarioca atinge a parte alta da unidade, dando acesso ao Mirante do Sacopã, onde é possível ter uma linda vista da Lagoa Rodrigo de Freitas, do Jockey Club, do Jardim Botânico, além de uma parte da praia de Ipanema.