O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) publicou uma nota nesta terça-feira (20) pedindo que moradores dos arredores do Parque Nacional Serra do Cipó e da Área de Proteção Ambiental (APA) Morro da Pedreira, em Minas Gerais, ajudem as equipes de brigadistas que lutam há 4 dias para acabar com um incêndio florestal dentro das duas áreas protegidas.
Os moradores da região podem ajudar como voluntários no apoio direto às brigadas anti-incêndio ou com doações de alimentos não perecíveis, água mineral e compostos para reidratação, como Gatorade e similares.
Os interessados em se alistar como voluntários ou em fazer doações devem ligar para o Parque no telefone (31) 3718-7475, pelo qual receberão todas as orientações sobre como prestar a ajuda.
Fogo começou no sábado
Os brigadistas enfrentam queimadas em 3 focos diferentes da região: na Farofa de Cima, no município de Santana do Riacho; no Cânion das Bandeirinhas, em Jaboticatubas, e os Currais, na Serra dos Alves, município de Itabira.
Ao todo, participam dos trabalhos 35 brigadistas do ICMBio, que contam com o apoio de bombeiros militares e de cerca de 45 voluntários. Um helicóptero da Polícia Militar cedido pelo governo de Minas ajuda no transporte dos brigadistas.
*Com informações da assessoria de imprensa do Instituto Chico Mendes.