No próximo domingo, dia 24 de outubro, acontecerá o 2º Grande Mutirão de Sinalização da Trilha Transcarioca. Os 21 trechos integrantes deste mutirão de voluntários atravessam unidades de conservação federais, estaduais e municipais da cidade do Rio de Janeiro e compõem a maior trilha urbana do Brasil.
Durante esta semana, vamos apresentar um pouco destas unidades.
Localizado na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, o Parque Estadual da Pedra Branca abriga a maior floresta urbana do Brasil. São 12.394 hectares de área coberta por vegetação típica da Mata Atlântica que ocupam cerca de 10% da área total do município. Nele também é encontrado o Pico da Pedra Branca, ponto culminante com 1.024 metros de altitude.
O Parque oferece muitos atrativos como caminhadas leves; banho em cachoeiras; visitas às ruínas e construções do período colonial; travessias e escaladas, quase todos acessíveis por mais de 70km de trilhas que possibilitam ao visitante uma visão panorâmica da cidade.
Criado pela Lei Estadual nº 2.377 de 28 de junho de 1974, ele abrange partes de 17 bairros da cidade: Jacarepaguá, Taquara, Camorim, Vargem Pequena, Vargem Grande, Recreio dos Bandeirantes, Grumari, Padre Miguel, Bangu, Senador Camará, Jardim Sulacap, Realengo, Santíssimo, Campo Grande, Senador Vasconcelos, Guaratiba e Barra de Guaratiba.
A Trilha Transcarioca atravessa o Parque na sua vertente sul, cruzando toda a área até o extremo norte, onde se conecta ao Parque Nacional da Tijuca. São mais de 70km de trilhas que passam por vários pontos de interesse do parque, como o Açude do Camorim, o Aqueduto do Rio Grande e a Pedra do Quilombo.