No próximo domingo, dia 24 de outubro, acontecerá o 2º Grande Mutirão de Sinalização da Trilha Transcarioca. Os 21 trechos integrantes deste mutirão de voluntários atravessam unidades de conservação federais, estaduais e municipais da cidade do Rio de Janeiro e compõem a maior trilha urbana do Brasil.
Durante esta semana, vamos apresentar um pouco destas unidades.
Criado pelo Decreto Municipal n º 20.149/2001, o Parque Natural Municipal de Grumari é conhecido por suas belas e famosas Praias Selvagens (Grumari, Abricó, Perigoso, Funda, Meio, Inferno e Conchas), algumas delas acessíveis apenas por trilhas ou pelo mar. Emoldurada pela Mata Atlântica, abriga a maior área de restinga na cidade o Rio de Janeiro. A maioria das trilhas é considerada leve e revelam mirantes deslumbrantes.
Nos seus 805 hectares, o parque protege uma das poucas áreas de Mata Atlântica que resistiram à interferência humana no município do Rio de Janeiro, além de abrigar espécies endêmicas e em risco de extinção. A fauna diversificada inclui espécies como: gambá, ouriço caixeiro, quati, tamanduá-mirim, preguiça-de-três-dedos, capivara, tucano-de-bico-preto, jacupemba, tesourão, gaivotão, lagartos, calangos e inúmeras borboletas que podem ser vistas em qualquer área.
A Trilha Transcarioca inicia-se em Barra de Guaratiba e entra no Parque de Grumari em seu ponto mais à Oeste. Com ceerca de 10 Km de extensão, permite o acesso às praias do Perigoso, do Meio, Funda, do Inferno e de Grumari. Possibilita inda a visita a Pedra da tartaruga, onde se praticam esportes radicais.