Observação de aves no Parque Estadual do Desengano é um sucesso


Cabeça-branca (Dixiphia pipra). Foto: João Rafael Marins
Cabeça-branca (Dixiphia pipra). Foto: João Rafael Marins

Durante os dias 10, 11 e 12 de outubro, o Parque Estadual do Desengano (RJ), reuniu pessoas interessadas na proteção e na observação de aves para o Vem Passarinhar Rio. O evento contou com a participação de 24 observadores de aves ao longo dos seus três dias de programação.

A realização do evento possibilitou a observação de um número expressivo de aves. Foram 202 espécies no total, das quais 11 eram raras ou ameaçadas de extinção, como a tiriba-grande (Pyrrhura cruentata) e o macuco (Tinamus solitarius). [Veja aqui a lista completa das espécies de aves observadas.]

Criado em 1970, o Parque Estadual do Desengano é a unidade de conservação estadual mais antiga do Rio de Janeiro e se destaca também por ser um dos último remanescentes florestais  contínuos de Mata Atlântica na região Norte Fluminense. 

A alta diversidade de pássaros existentes no Parque, além de demonstrar a riqueza da fauna, motiva a realização de outras edições do Programa Vem Passarinhar Rio/Inea. Para participar basta acessar a página do Facebook.

Cabeça-encarnada (Ceratopipra rubrocapilla). Foto: João Rafael Marins
Cabeça-encarnada (Ceratopipra rubrocapilla). Foto: João Rafael Marins

 

 

 

Post navigation

Anterior

Próximo