Desde terça-feira (13/10), os 912 hectares de mata preservada da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Mata do Jambreiro (MG) estão abertos à visitação do público. Localizada no município de Nova Lima (apenas 23 quilômetros de Belo Horizonte), a unidade de conservação criada e mantida pela mineradora Vale, mescla vegetação da Mata Atlântica e do Cerrado. Lá, é possível encontrar onças-pardas, lobos-guará, tatus, uma infinidade de pássaros e borboletas, bem como espécies ameaçadas da flora, como a samambaiaçu.
Até então, o acesso era possível apenas para visitas em grupos, como de escolas e outras instituições. A partir desta semana, com a abertura ao público, todos os interessados poderão conhecer a reserva de segunda a sexta, das 8h às 15h, mediante agendamento. As visitas contarão com a ajuda de guias da Vale.
A reserva conta com duas trilhas: Águas Claras (1 quilômetro e 135 metros) e Onça-parda (1 quilômetro e 185 metros). Apenas a trilha Águas Claras está aberta para visitantes. Toda sinalizada e com corrimões, a trilha tem nível de dificuldade moderado e pode ser feita por pessoas acima de 12 anos.
Outra atração é o Centro de Proteção e Educação Ambiental da Mata do Jambreiro (CPEA), criado pela empresa. Nas visitas guiadas, além das trilhas ecológicas, os visitantes conhecem ali os diversos espaços criados para promoção de atividades de educação ambiental. Um deles é a Sala Verde, que conta com amostras de insetos, borboletas e sementes da região .
Serviço
As visitas guiadas em grupo acontecem de segunda a sexta, entre 8h e 15h, e precisam ser agendadas pelo telefone (31) 9663-5264