Um araçari-do-bico-branco (Pteroglossus aracari) foi avistado nas árvores da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Fazenda Macedônia, em Ipaba (MG). A espécie era uma visão comum na faixa litorânea (do Nordeste ao Sul do país), mas hoje está em vias de extinção nestes locais. Suas populações só são encontradas na Amazônia, onde ainda é considerada comum.
A ave mede cerca de 40 cm e é identificável pela maxila branca, que contrasta com a região de baixo do bico, que é negra. Alimenta-se de frutos, artrópodes e pequenos invertebrados. As espécies vegetais que o araçari mais gosta são a palmeira-juçara (Euterpe edulis) e as canelas.
A Fazenda Macedônia fica localizada à margem direita do Rio Doce, na região leste de Minas Gerais. Em sua área de aproximadamente três mil hectares, 50% ainda estão cobertos com vegetação nativa de Mata Atlântica. No restante da área, os projetos de reflorestamento com eucalipto são implementados utilizando modernas técnicas, com o objetivo de obter a máxima produção de madeira mantendo a capacidade produtiva do ambiente.
A RPPN Fazenda Macedônia ocupa 560 hectares da área de florestas nativas da Fazenda Macedônia. Reconhecida pelo IBAMA como unidade de conservação desde outubro de 1994, a área é preservada pela CENIBRA, uma empresa de celulosa sediada no Estado.
Veja as imagens do tucano fotografado na RPPN. Foto: Cenibra