Nesta semana, entre os dias 21 e 25 de setembro, aconteceu o VIII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC 2015) na cidade de Curitiba. O evento criado em 1997 pela Fundação Grupo Boticário acolheu cerca de mil participantes para assistir e debater em mais de 50 palestras o temas das unidades de conservação e preservação ambiental. Entre as presenças marcantes da semana estiveram a ambientalista Maria Tereza Jorge Pádua, a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva, o biólogo George Schaller e o cineasta Fernando Meirelles.
O terceiro dia de evento (24/09) deu espaço para o seminário Colaboração sem fronteiras: a sua causa a um clique da sociedade. Nele foram apresentados ao público novas formas de engajamento de pessoas à causa da conservação da natureza, através da tecnologia. Entre os palestrantes estavam o biólogo Alex Bager, criador do aplicativo Urubu Mobile que permite a qualquer pessoa registrar animais silvestres atropelados nas vias brasileiras; Rodrigo Medeiros, da Conservação Internacional, que expôs as campanhas online da organização com destaque para a versão em português da globalmente elogiada A Natureza Está Falando; e Pedro Menezes, do O Eco, sobre o WikiParques na palestra “Uma Wikipedia para sua causa: Wikiparques”.
Na sua fala de 30 minutos, Pedro Menezes discorreu sobre a importância da informação na história e como é fundamental a sua democratização. Só assim é possível esperar que as comunidades, presentes e futuras, se interessem, entendam e lutem pela causa da conservação da natureza. Ele apresenta o Wikiparques como uma ferramenta que possibilita e incentiva esta participação, ao permitir que seus usuários compartilhem informações sobre áreas protegidas e contribuam para o conhecimento de todos.
A palestra foi antecedida de um clipe sobre o site e, ao final, um emocionado depoimento em video de Gilberto Nascimento Silva, um funcionário do Parque Nacional da Amazônia. Veja abaixo:
Clipe WikiParques
O depoimento
Veja algumas fotos do painel: