O fotógrafo Joaquim Neto, a quem podemos chamar de um “veterano” no Concurso WikiParques, foi o vencedor da 4ª etapa. Natural do Piauí, ele também atua no seguimento do ecoturismo, como guia na prática do rapel no entorno do Parque Nacional Serra da Capivara e em passeios onde leva “as pessoas ao contato com a natureza de uma forma que os deixem refletir melhor em relação ao meio ambiente”. Joaquim possui uma pequena produtora, de onde sai o sustento para a sua paixão, a fotografia de natureza.
Como fotógrafo profissional, já produziu trabalhos na área de pesquisas arqueológicas e imagens para publicações em livros e revistas de circulação nacional. Atualmente é colaborador do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN-PI) e da Revista Cidade Verde. Nestes projetos, Joaquim busca revelar o Piauí: “sempre levo imagens de uma região do Brasil que guarda um imenso potencial para a ciência e o turismo, e que sempre foi visto como um Estado pobre”.
O Blog do WikiParques conversou com Joaquim para saber mais sobre fotografia e a foto que lhe deu a vitória da etapa. Leia:
WikiParques: O que o levou a se interessar pela fotografia de natureza?
Joaquim: Desde muito cedo sempre fui fascinado por animais, natureza e fotografia. Sempre andava com amigos fazendo trilhas de bicicleta no entorno da minha cidade natal, São Raimundo Nonato (PI) — onde fica localizado o Parque Nacional Serra da Capivara –, fotografando com uma das piores câmeras que já tive, uma Zenite (fabricada na Rússia).
Nas minhas andanças pela Caatinga e alguns lugares do Brasil, comecei a notar a falta de informação das pessoas em relação à natureza. Passei a utilizar a fotografia para tentar quebrar alguns conceitos que foram deixados por heranças culturais do passado, que as pessoas têm com relação aos recursos naturais e seus ecossistemas.
Quais foram as áreas protegidas mais bonitas que você já fotografou?
O Parque Nacional Serra das Confusões, no Piauí, é um dos santuários da natureza mais intrigante que já fotografei. São mais de 600 mil hectares de florestas que guardam espécies de uma fauna e flora unicamente Brasileira e que sofre com o descaso e abandono de autoridades brasileiras.
Qual área protegida você gostaria de fotografar mais ainda não teve a oportunidade? O que você fotografaria por lá?
A Chapada das Mesas é um dos lugares que em breve quero conhecer e fotografar: a biodiversidade do portal de entrada da Amazônia.
Conte um pouco sobre a foto vencedora do concurso. Onde ela foi tirada? Foi uma foto difícil de fazer?
‘A Grande Lua‘ foi fotografada do alto da escarpa de serra que dá acesso ao Parque Nacional Serra da Capivara, pela cidade de São Raimundo Nonato. Sempre antes de fotografar a lua procuro saber o locar exato, pois os lugares são de mata fechada o que torna bem mais difícil, embrenhar-se na Caatinga a noite para esperar a lua sair com toda sua força.
Alguma dica para amadores que querem fotografar a natureza?
A minha dica para fotografia de natureza: a fotografia não esta no equipamento e sim na humildade da sua alma.
Não poderia deixar de falar que está sendo uma imensa satisfação poder participar dessa grande iniciativa que é WikiParques, mostrando que ainda a lugares bem preservados e o interesse que as pessoas têm em preservá-los.
Obrigado, Joaquim. Continue participando!