Na tarde desta terça-feira, 31 de maio, a onça-pintada Indira foi registrada bem à vontade, tomando sol no Parque Nacional do Iguaçu. O animal estava a margem do Rio Iguaçu, lado brasileiro, a 2 km da saída do barco da estação do Macuco Safari, um os atrativos da unidade de conservação. Alan Fernando, copiloto de embarcação, fez o registro.
Indira é monitorada pelo Projeto Onças do Iguaçu desde 2018, quando ainda era bebê. Este projeto institucional tem como missão a conservação da onça-pintada no Parque Nacional do Iguaçu. Em março deste ano, a onça, que tem aproximadamente quatro anos, recebeu um colar de monitoramento para auxiliar no monitoramento dos espécimes que vivem na unidade.
As constantes aparições de onças confirmam a qualidade ambiental e o equilíbrio do ecossistema do parque nacional: de 2009 a 2018 a população de estimada de onças-pintadas na unidade passou de 11 para 28 animais. O último censo, realizado em 2020, estima que, em média, 24 onças-pintadas vivam no lado brasileiro do Parque Nacional do Iguaçu.
Turismo ecológico
Considerada o maior carnívoro das Américas, a onça-pintada (Panthera onca) é uma espécie-chave para a manutenção da biodiversidade na região do Parque Nacional o Iguaçu. E lá, o turismo sustentável é um aliado da conservação. Quem quiser viver a experiência de ver a onça, e todas as atrações do parque, pode comprar ingressos e agendar o passeio no site oficial da Cataratas.