Morcegos e Educação Ambiental no Parque do Desengano


Em abril, o Parque Estadual do Desengano, no Rio de Janeiro, irá promover o minicurso “Morcegos e Educação Ambiental”. Em parceria com o projeto Morcegos na Praça, o curso é voltado alunos do ensino médio e superior, professores e guarda parques que têm interesse em saber mais sobre morcegos e desejo de participar de um evento interativo de divulgação científica e educação ambiental, que utiliza os morcegos como ferramenta educativa. Os interessados em participar devem se inscrever até o dia 31 de março através deste formulário.

As aulas serão divididas em duas etapas: teóricas, que ocorrerão no dia 08/04, no Colégio Estadual Barão de Santa Madalena; e práticas, no dia 11 e 12 do mesmo mês, na sede do parque. As aulas abordarão conteúdos como a biologia dos morcegos e a relação do animal com a saúde pública e os ambientes urbanos.

Além de explorar pesquisas socioeducativas e a educação ambiental, as aulas têm o objetivo de formar monitores que colaborem com as atividades de celebração dos 52 anos da unidade. As atividades de comemoração do aniversário do Parque acontecem entre os dias 11 e 14 de abril, voltados principalmente para o público infanto-juvenil.

Segundo Carlos Dário, gestor do parque, o minicurso é uma preparação para o grande dia, com o propósito de capacitar tecnicamente os participantes e instruí-los para lidar com os mais novos. “Queremos sensibilizar as crianças para a biodiversidade, além de chamar atenção para temas como a poluição luminosa, responsável pela mudança de hábitos de muitos animais noturnos, entre eles o morcego” explicou.

Morcegos e Educação Ambiental: Formação de Monitores para o projeto Morcegos na praça

Post navigation

Anterior

Próximo