Indonésia inaugura quatro novas áreas marinhas protegidas


Em janeiro, o Ministério de Assuntos Marinhos e Pesca da Indonésia designou quatro áreas marinhas protegidas (AMP) em torno de um grupo de ilhas na província de Maluku. As novas áreas circundam as ilhas de Tanimbar, Damar, Mdona Hiera, Lakor, Moa, Letti e Romang, e se estendem por 12.559 km² dos mares indonésios. 

A AMP ao redor das ilhas Damer e Tanimbar preserva recifes de corais e leitos de ervas marinhas. Além disso, abriga habitats de tartarugas verdes (Chelonia mydas) e tubarões-martelo-recortado (Sphyrna lewini). Já a área nas águas das ilhas Mdona Hiera, Lakor, Moa e Letti conserva áreas conhecidas por terem agregações de desova de peixes recifais. As águas reservadas no arquipélago de Romang contêm um desfiladeiro subaquático, que é habitat para tubarões-martelo e diversos ecossistemas de recifes de corais, ervas marinhas e manguezais.

As novas AMPs não proíbem por completo o tráfego de navios e ou desenvolvimento de pesca. Pelo contrário, estas atividades ainda são permitidas em 90-95% das áreas protegidas. A região abriga um próspero mercado de frutos do mar, a praia de Tiaku, onde polvo, lagosta e uma variedade de peixes estão disponíveis todas as manhãs. Cada AMP reserva cerca de 4 a 9% de sua área como uma “zona central”, onde a pesca e o turismo não são permitidos e apenas pesquisas e monitoramentos ocasionais são possíveis. 

Com as novas áreas protegidas, o governo indonésio chega a dois terços do caminho no seu objetivo de garantir uma “gestão eficaz” de 10% das águas nacionais até 2030. O objetivo final da Indonésia é designar uma área total de 325 mil km² de mares protegidos. Graças às novas adições, as águas conservadas da Indonésia ocupam hoje 241 mil km².

Post navigation

Anterior

Próximo