Projeto planta 5.000 mudas na Reserva Natural Serra das Almas


O projeto ‘No Clima da Caatinga’ realiza este mês o plantio de 5.000 mudas na Fazenda Gameleira, área anexada à Reserva Natural Serra das Almas. A iniciativa da Associação Caatinga tem objetivo é enriquecer a área anexada com 10 diferentes espécies de plantas nativas do bioma Caatinga.

“A iniciativa contribui para o sequestro e estoque de carbono, bem como para a segurança hídrica de comunidades do entorno da Reserva Natural Serra das Almas, na medida que as florestas contribuem para a disponibilidade de água”, explica o coordenador técnico da organização, Samuel Portela. Desta forma, o projeto também implementa as ações dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU ao mitigar os efeitos das mudanças climáticas, do aquecimento global, e promover a recuperação dos ecossistemas.

Técnico realiza plantio de mudas. Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Um viveiro da Associação Caatinga foi responsável pela produção das mudas. A água utilizada para irrigação das mudas veio do Sistema Bioágua instalado no local. A tecnologia sustentável filtra a água utilizada na cozinha e nos banheiros da unidade de conservação. “As sementes foram compradas dos coletores locais, que foram capacitados por ações passadas do ‘No Clima da Caatinga’. O projeto, além de restaurar uma área degradada, gera renda para as comunidades que estão ao redor da Serra das Almas”, pontua Samuel.

Além disso, escolas do entorno da Serra das Almas receberão uma doação de 100 mudas. Assim, traz-se foco para o desenvolvimento e a conscientização das crianças com atividades de educação ambiental.

Sobre as iniciativas da Associação Caatinga

A Reserva Natural Serra das Almas é a reserva particular do patrimônio natural (RPPN) da Associação Caatinga. A unidade de conservação está localizada na divisa entre os municípios de Crateús, no Ceará, e Buriti dos Montes, no Piauí. A aquisição da Fazenda Gameleira adicionou uma área de 456 hectares à unidade de conservação. Com a incorporação do espaço, a Reserva passa a ter 6.285,38 hectares de área total, mantendo-se como a maior Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) do Ceará. A área é de fundamental importância para consolidar os limites da unidade de conservação em prol da conservação e preservação do ecossistema.

Técnicos organizam as mudas. Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Criado em 2011, o projeto “No Clima da Caatinga” é uma iniciativa da Associação Caatinga, patrocinada pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. O projeto tem a finalidade de buscar a diminuição dos efeitos potencializadores do aquecimento global por meio da conservação do semiárido, a partir do desenvolvimento de um modelo integrado de conservação da Caatinga. Durante os três anos da atual etapa, o projeto promoverá ações como a restauração florestal até a distribuição de tecnologias sociais de convivência com o semiárido e adaptação às mudanças climáticas.

  • Com informações da Associação Caatinga

Post navigation

Anterior

Próximo