Na última semana, Cuba declarou Este del Archipiélago de Los Colorados (“Arquipélago Leste de Los Colorados”) como a sua mais nova área marinha protegida. A nova área de proteção cobre cerca da metade de um dos quatro principais arquipélagos que cercam o país. Também abriga uma vida marinha excepcional, que inclui peixes-boi das Antilhas, crocodilos-americanos e tartarugas-de-pente, espécie em perigo crítico de extinção.
A área marinha protegida abrange 72.800 hectares de ecossistemas marinhos costeiros, incluindo manguezais, prados marinhos e recifes de coral: ecossistemas que fornecem uma primeira linha de defesa contra tempestades e furacões, intensificados pelas mudanças climáticas. Além disso, a área protegida inclui uma zona de “reabastecimento” de 27.200 hectares chamada Corona San Carlos Wildlife Refuge (“Refúgio de Vida Selvagem, San Carlos”). Na área deste refúgio, a pesca não é permitida. No entanto, a área protegida também estabeleceu zonas nas quais o uso sustentável de recursos naturais recursos é permitido.
A criação de Este del Archipiélago de Los Colorados é resultado de anos de um esforço nacional das comunidades locais, instituições de pesquisa, ONGs locais e autoridades ambientais para aumentar a proteção das costas e águas do país. Esta área marinha protegida contribuirá para o cumprimento das metas globais de conservação marinha e proteção costeira com base em ecossistemas costeiros-marinhos bem preservados. A proposta é fruto de um processo de zoneamento participativo e foi aprovada por consenso entre envolvidos. A inciativa contou com extenso apoio da Wildlife Conservation Society (WCS) e seus parceiros em todas as etapas.
“As áreas protegidas desempenham papéis vitais no combate às crises inter-relacionadas de clima, biodiversidade e saúde humana – todas as quais estão sendo sentidas profundamente nas ilhas do Caribe”, disse Jenny Daltry, diretora da Re:wild’s Caribbean Alliance, organização que também contribuiu para a iniciativa.
Sobre o Arquipélago de Los Colorados
O arquipélago de Los Colorados abrange uma cadeia de 160 ilhas que se estende por cerca de 225 quilômetros ao largo da costa noroeste de Cuba. Seus extensos recifes contém importantes áreas de desova, como a Corona de San Carlos, que garante o reabastecimento de estoques de peixes em águas tão distantes quanto o sul dos Estados Unidos.
Estudos ecológicos realizados para apoiar o estabelecimento desta nova área marinha revelaram uma incrível variedade de biodiversidade. Ali estão populações abundantes de peixes-boi-das-Antilhas encontrados nos prados marinhas, nas fozes de rios e nas enseadas em todo o arquipélago; tartarugas-verdes, tartarugas-de-pente e, ocasionalmente, tartarugas-de-couro; crocodilos-americanos nos extensos manguezais costeiros; e vários tipos de aves limícolas. As numerosas ilhas e a vegetação costeira na área protegida constituem um importante corredor para as aves migratórias norte-americanas, e cerca de metade das aves endêmicas de Cuba se encontra ali.