Monitoramento na Lagoa da Turfeira registra 41 espécies de aves


No último domingo (5/12), a equipe do Refúgio de Vida Silvestre Estadual Lagoa da Turfeira, localizado no município de Resende, Rio de Janeiro, registrou 41 espécies de aves durante monitoramento realizado no local. Dentre as aves encontradas a curutié (Certhiaxis cinnamomeus), o tiziu (Volatinia jacarina) e o urubu-de-cabeça-amarela (Cathartes burrovianus).

Foto: Divulgação/INEA-RJ

O trabalho de monitoramento da avifauna é feito a cada 15 dias, habitualmente próximo a fragmentos de florestas e áreas alagadas. Com o auxílio de máquinas fotográficas, binóculos e gravadores de som, a equipe da unidade de conservação realiza observações e gravações visuais e auditivas das espécies ali encontradas.

“Um dos principais objetivos da unidade de conservação é a proteção da biodiversidade local. O Revistur é uma área muito importante para diversas espécies, além de ser roteiro de aves migratórias. Com este monitoramento, conseguimos direcionar objetivos e ações para preservar esses animais”, explica o gestor Ricardo Wagner.

A atividade de observação de aves é considerada de baixo impacto ambiental e é importante para a conservação destes animais e dos ambientes naturais, além de possuir o viés de educação ambiental, do turismo e da ciência. O grupo de trabalho é composto pelo gestor e pelos agentes ambientais da unidade de conservação, ocasionalmente acompanhados de voluntários.

Foto: Divulgação/INEA-RJ

Sobre a unidade de conservação

Com uma área de aproximadamente 270 hectares, o Refúgio de Vida Silvestre Estadual Lagoa da Turfeira foi criado em 3 de fevereiro de 2016 para assegurar a preservação da Lagoa da Turfeira e entorno, bem como recuperar as áreas degradadas ali existentes. A unidade de conservação está localizada no município de Resende, no Médio Paraíba Fluminense.

Post navigation

Anterior

Baía que resiste: 5 parques que protegem a Guanabara

Para comemorar o lançamento da série ‘Guanabara: a Baía que Resiste’, a lista desta semana traz 5 áreas protegidas que têm a missão de preservar a região hidrográfica da baía. Elas também são protagonistas das histórias de restauração ambiental contadas nos episódios.

Mais


Próximo