Nestas quarta e quinta-feira dias 01 e 02 de dezembro, o órgão ambiental do Rio de Janeiro, Instituto Estadual do Ambiente (Inea), promoverá o I Encontro Científico Parque Estadual Cunhambebe e Área de Proteção Ambiental Estadual de Mangaratiba. O evento online contará com palestras e mesas redondas com temas como biodiversidade marinha e terrestre, governança e conflitos socioambientais, turismo sustentável, gestão ambiental, biodiversidade e políticas públicas.
O instituto convida todos a conhecer os trabalhos e pesquisas científicas desenvolvidas nestas duas importantes unidades de conservação estaduais do sul fluminense. Os interessados podem conferir a programação completa e se inscrever no evento através deste link. Dúvidas, entrar em contato por e-mail [email protected]
As conversas serão transmitido ao vivo pelo canal do YouTube do Instituto nos seguintes links:
- Dia 01/12: https://youtu.be/MU_yq5nd3GI
- Dia 02/12: https://youtu.be/DU-JjTWP4PQ
Sobre as unidades de conservação
A gestão desses espaços protegidos é complexa e demanda vários processos e recursos, e é neste contexto, que o saber científico tem papel significativo, colaborando com a ampliação do conhecimento sobre essas unidades, a gestão e diversos atores, com ações e estudos que permitem fazer cumprir satisfatoriamente a função para a qual foram criadas estas áreas protegidas.
Com área de 38.053 que abrange os municípios de Rio Claro, Angra dos Reis, Mangaratiba e Itaguaí, o Parque Estadual Cunhambebe tem a missão de assegurar a preservação de remanescentes da Mata Atlântica sul fluminense da Serra do Mar, permitindo a conectividade com o Parque Nacional da Bocaina e a Reserva Biológica do Tinguá.
Já a Área de Proteção Ambiental de Mangaratiba, além de proteger remanescentes da Mata Atlântica do município com o mesmo nome, protege também áreas de preservação permanente como o manguezal de Itacuruçá, parte da Restinga de Marambaia e algumas ilhas oceânicas, além de importante patrimônio histórico cultural do período imperial.