Na segunda-feira (18), o estado do Pará ganhou uma nova unidade de conservação: o Refúgio de Vida Silvestre Rios São Benedito e Azul. O governador do estado, Hélder Barbalho (MDB), assinou o decreto que estabelece a área protegida durante abertura do Fórum Mundial de Bioeconomia. O evento ocorreu esta semana na capital paraense.
Localizado entre os municípios de Jacareacanga e Novo Progresso, o refúgio de vida silvestre é a 27ª unidade de conservação do estado. Desde 2020, o governo tem levantado informações sobre a área. Em setembro deste ano, realizou uma audiência pública para a criação da unidade, que tem 30 mil hectares.
Como o novo refúgio é vizinho à Terra Indígena Kayabi, o decreto especifica que as atividades desenvolvidas pela população indígena não sofrerão restrições. Os povos Apiaká, Kawaiwete e Munduruku habitam a terra indígena.
O mesmo ocorre com a pesca esportiva, que está nos objetivos da criação da unidade. Parte da área do refúgio se sobrepõe à Reserva Estadual de Pesca Esportiva existente no local e reconhecida pelo governo do Pará desde 2001. O decreto garante que as atividades de pesca não serão influenciadas pela nova área protegida.