Terminou na última sexta-feira (15), a consulta pública para transformar o Morro do Cristo, atração turística e um dos pontos mais altos da cidade mineira de Juiz de Fora, em um Monumento Natural. Hospedada no site da Prefeitura, a consulta online foi aprovada por quase 95% dos 913 participantes, habitantes dos 148 bairros da cidade, que tiveram a oportunidade de contribuir com sugestões e opiniões sobre o projeto.
O monumento natural (Mona) é uma categoria de unidade de conservação que tem o objetivo de preservar a integridade de um elemento natural único. Com a criação do Monumento Natural Municipal do Morro do Cristo, a conservação e a gestão ambiental locais serão ampliadas. Os recursos naturais ficarão mais protegidos, no entanto, o uso indireto será permitido para o desenvolvimento de diversas ações de educação ambiental, turismo, esporte e lazer. O Morro do Cristo é o ponto turístico mais conhecido e visitado por moradores e turistas, pois possui uma rica biodiversidade da Mata Atlântica distribuída em um afloramento rochoso.
Em audiência pública realizada na Câmara Municipal, também na sexta-feira, a Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur) apresentou o estudo técnico para viabilizar a nova unidade de conservação. No encontro, o órgão esclareceu dúvidas sobre o projeto, disponibilizando as características e justificativas, além da apresentação inicial dos limites e outros dados importantes.
“O próximo passo agora é formatar a proposta com a exposição de motivos e a minuta de decreto para chancela da Procuradoria Geral do Município e do encaminhamento à Secretaria de Governo”, afirmou o subsecretário da Sesmaur, Arthur Valente.
- Com informações da Tribuna de Minas e Prefeitura de Juiz de Fora